Treinamentos para líderes no setor gastronômico
- aesgestaoforms
- 13 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mai.
Estar à frente de um restaurante de sucesso é o sonho de muitos empresários que tem a gastronomia como paixão.
Mas só o amor não é o suficiente quando falamos em uma gestão eficiente. Ser líder requer muitas habilidades e sabemos que nem sempre temos isso tudo pronto dentro de nós. É preciso desenvolver-se, e a palavra chave aqui é: treinamento.
Treinamento te diferencia primeiro porque vai te ajudar a aprender com quem já sabe e tem experiência. E depois porque um bom líder, repleto de habilidades e com visão ampla do negócio, será o reflexo e o exemplo da sua equipe de colaboradores.
Você já ouviu falar, por exemplo, do Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, aprovado e fiscalizado pela ANVISA? Esse é um dos pontos de partida: você aprende o que necessita para deixar seu restaurante dentro das regulamentações, e protege os seus clientes.
Segurança Alimentar deve ser uma das skills a serem colocadas no top 5, que vamos conferir à seguir.
Top 5 skills que os melhores líderes de restaurantes deve desenvolver:
- Regulamentações e Segurança Alimentar: esse conhecimento é o que protege você de multas e até de ter o seu restaurante fechado, além do que protege a saúde dos seus clientes!
- Noções básicas de RH e comprometimento com o cuidado dos seus colaboradores: saber quem você quer trabalhando para o seu restaurante deve ser algo muito claro: quais são as habilidades que essa pessoa deve ter? Conhecer as leis trabalhistas básicas também é importante. Pensar no cuidado e saúde do seu colaborador é algo que deve vir também dos líderes: até que ponto você entende temas sobre diversidade e inclusão e saúde mental, por exemplo?
- Compras e Fornecedores: talvez você não entenda tudo sobre a área de compras e não saiba gerir fornecedores com tanta competência quanto alguém que tem experiência de muito tempos na área, mas com certeza ter uma noção básica sobre esse assunto, saber ler as planilhas e identificar problemas ou falhas e estar sempre em contato com os fornecedores, procurando aqueles que estejam de acordo com o seu negócio, é algo extremamente importante.
- Processos diários de trabalho dos colaboradores dentro e fora da cozinha: excelência é o que leva ao sucesso. E o que leva a excelência são processos bem estabelecidos. Quando todas as funções do seu restaurantes são especificadas, com começo, meio e fim, horários estabelecidos, funções, modos de preparo, modelos de armazenamento, descarte, atendimento... Tudo fica mais claro, levando também à retenção de talentos!
- Ter muito claro a cultura organizacional da sua empresa: quando você sabe e vive os valores e a missão do seu negócio, você consegue passar isso à diante para sócios, colaboradores, fornecedores, clientes e até concorrentes.
Avance no processo
Reparou quantos detalhes envolvem a gestão do seu negócio? Claro que é um processo contínuo de desenvolvimento e melhoria, principalmente se o restaurante ainda é um projeto recém nascido! Mas lembre-se: nada pode passar despercebido quando buscamos à excelência.
Ter uma visão geral sobre tudo é importante para o líder, mas uma consultoria é o que vai te ajudar a traçar os melhores caminhos!

Commentaires